7 de janeiro de 2007

A Preparação do Actor

"...Acordei tarde no dia seguinte. Quando cheguei ao teatro já toda a gente estava à espera na sala de ensaios. Fiquei tão embaraçado que, em vez de pedir desculpa, disse unicamente: - "parece-me que cheguei um pouco atrasado". O assistente do director, (...), lançou-me um longo olhar torvo e disse finalmente:
_ Estamos fartos de esperar por si! Estamos todos enervados e sob tensão, e tudo o que encontra para dizer é que lhe parece que chegou um pouco tarde!... Chegámos aqui cheios de entusiasmo, prontos para começar, e agora, por sua causa, ninguém já tem vontade de trabalhar. É difícil fazer despertar a inspiração criadora mas destruí-la é extremamente fácil. O seu próprio trabalho depende unicamente de si, mas não tem o direito de dificultar o trabalho dos seus camaradas. O actor, como o soldado, tem de submeter-se a uma disciplina de ferro.
Apesar das minhas desculpas, (...) decidiu acabar ali a aula. O primeiro ensaio devia ser um acontecimento importante na vida de um actor e guardar-se dele a melhor recordação possível. Naquele dia eu tinha estragado tudo com o meu desleixo: o ensaio foi adiado para o dia seguinte (...)".
in "A Preparação do Actor" de Konstantin Stanislavski
Maria

1 comentário:

Anónimo disse...

um actor deve dar tudo de si quando esta a trabalhar, a fazer aquilo que gosta, que ama.para alem de pensarmos em nos, tambemtemos de pensar naqueles que fazem tambem o que nos tanto amamos.